Só no fim é que se vai perceber

Tradicionalmente o conceito de Evolução tem sido visto como um processo em que num leque de possíveis variações numa população apenas algumas delas conseguem sobreviver e proliferar, sendo que as restantes se extinguem.

Ora, a sobrevivência tem estado associada às maiores capacidades evolutivas da espécie sobrevivente. No entanto, esta conclusão só é passível de confirmação num momento posterior aos eventos que servem de fronteira e logo do momento de distinção entre os que perecem e os que sobrevivem, parece que a chave da sobrevivência está em saber quando é que esse momento de distinção chegará. Em política e nos partidos políticos podemos observar algo similar mas para que tal seja possível há elementos que devem ser tidos em conta.

A criatividade de um partido político é modelada pela interacção construtiva dos seus elementos enquanto que a selecção depende do peso e influência daqueles que tentam suprimir a existência de outros no mesmo espaço, só será possível verificar as capacidades evolutivas do partido como um todo num momento posterior sendo mais fácil perceber que a capacidade de sobrevivência de um partido político é mais uma característica do todo do que de um ou outro individuo.

Quando um partido político está na situação em que os elementos que tentam suprimir a acção e influência de outros é reduzida a um mínimo necessário para evitar o caos, a criatividade é maximizada e todo o partido evolui, adapta-se e sobrevive, no entanto se o mesmo partido resolve “alimentar” a existência e peso de demasiados destes elementos “supressores” é a estagnação do próprio partido que se torna o resultado mais provável.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: