Fruta da época

O equilíbrio entre a oferta e a procura de qualquer tipo de recurso é fundamental para o funcionamento e estabilidade de muitas redes e sistemas energéticos, problemas locais e regionais que quebrem este delicado equilíbrio podem de facto causar um colapso global e mesmo quando estes problemas têm como resposta a utilização das reservas o seu custo para o consumidor torna-se de tal forma proibitivo que as consequências a médio e longo prazo serão as mesmas.

Sejam os problemas locais gerados por um acidente, uma catástrofe natural ou uma disputa de preços como foi o caso da disputa entre a Rússia e a Ucrânia em Dezembro 2005 a Janeiro de 2006, o certo é que o uso das reservas visando repor o equilíbrio entre a oferta e a procura é limitado no tempo e a realidade de uma degradação da situação a nível global poderá resultar num colapso global se essa contingência local não for resolvida.

Em 2006, a disputa resolvida com um acordo a 4 de Janeiro desse ano deixou bem clara a vulnerabilidade do sistema energético europeu e a sua dependência das relações entre a Rússia e a Ucrânia. A primeira fornece 25% do gás natural enquanto a Ucrânia fornece 80%, tal como agora o problema surgiu numa disputa de preços e quando a Rússia, em virtude dessa divergência, fechou o fornecimento à Ucrânia e esta à Europa, como de resto o fez hoje mesmo.

Para a Europa, é fundamental que perceba que precisa de ajustar os seus mecanismos de emergência, sejam reservas ou fornecedores alternativos, ao nível de consumo total o que não será nunca uma resposta segura para evitar um colapso global mas sem dúvida tornará menos provável esse facto, tanto mais que parece ser claro que este tipo de disputas entre a Rússia e a Ucrânia são claramente fruto da época.

Claro que há quem diga que a resposta é outra e que há umas bintoinhas que vão resolver esta treta toda. E há quem oiça tal coisa e se irrite.

Anúncios

Etiquetas: , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: