O mundo vai acabar?

As lições de Katrina terão sido apreendidas por todos? O que é que se aprendeu com o desastre?

A a grande maioria das pessoas irá responder que as grandes lições do furacão Katrina prendem-se com as alterações climáticas e as suas consequências. Rééééééé´!!!! Wrong!!!

A ideia que fenómenos meteorológicos com este tipo de consequências são um claro sinal de que algo vai mal com o planeta é incrivelmente errada, hoje, dia 7 de Agosto de 2008, são 16.00 e já se verificaram 35 tremores de terra, só dois acima dos 3.2 na escala de Ritcher em Portugal. No mundo inteiro, verificaram-se 3 por minuto, mais de um milhão e meio por ano, um deles será acima dos 5 na escala de Ritcher a cada 6 horas e pelo menos um de grandes proporções a cada mês e meio. Há pelo menos um Tsunami a atravessar o Pacifico a cada 3 meses e 90 furacões por ano, um por semana sensivelmente, 500.000 trovoadas… O nosso planeta não é um local pacífico. Então que tornou o furacão Katrina tão terrível, tão mortal? Numa frase: ignorância e incompetência.

A verdade é que a enorme estrutura que fora montada no pós 11 de Setembro, a famosa Homeland Security, que concentrava as grandes agências de protecção civil americanas como a FEMA, revelaram-se pesadas, rígidas, incapazes de reagir a mudanças rápidas das condições e cada vez que falaram as comunicações com o comando central de operações, as pessoas no terreno não foram capazes de se adaptar e tomar decisões sozinhas.

As grandes excepções tiveram lugar ou à margem da organização responsável pelo salvamento e socorro das vítimas ou, no único caso conhecido, porque a formação e treino de um determinada unidade lhes fornecera as ferramentas necessárias para agir de forma independente.

No primeiro caso, estamos a falar de gente anónima que se juntou, se auto-organizou, de forma a possibilitar o socorro das vítimas, sem ter de recorrer a qualquer tipo de comando central ou de instruções superiores. Dois casos celebres dizem respeito aos websites de ajuda às vitimas criados por toda a parte e que incluiriam uma base de dados com base no google maps, em que foi possível distinguir bairro a bairro, rua a rua e casa a casa quem eram as pessoas necessitadas de bens e serviços imediatos. Outro caso foi o da Armada Cajun, formada por milhares de pequenos barcos de particulares que se dedicaram a distribuir bens e socorrer pessoas, salvando milhares de vidas enquanto as autoridades estavam imobilizadas pelo peso de uma estrutura burocrática incapaz de reagir aos acontecimentos. A única entidade oficial que conseguiu reagir depressa e de forma eficaz foi a marinha norte-americana e em especial as unidades estacionadas na zona que não esperaram por ordens e avançaram, sobretudo porque o seu treino lhes incutira os valores de responsabilidade pessoal, espírito de iniciativa e capacidade de agir em circunstâncias anormais.

Se não fossem estes exemplos de auto-organização muitas mais vidas se teriam perdido nesses dias.

Anúncios

Etiquetas: , ,

20 Respostas to “O mundo vai acabar?”

  1. As lições do Katrina « O Insurgente Says:

    […] do Katrina Arquivado como: Internacional, Política — André Azevedo Alves @ 1:55 am O mundo vai acabar? Por Afonso Azevedo Neves. A verdade é que a enorme estrutura que fora montada no pós 11 de […]

  2. Mah Says:

    O_O’ Não vai acabar nada!

  3. Aline Says:

    Disseram que o mundo vai acabar semana que vem. É vero isso?

  4. Aline Says:

    Impossível! ò_ó _l_

  5. andré Says:

    Jesus Cristo Está Voltando.

  6. gabriel Says:

    o mundo vai acabar
    haaaa ninquem sabe
    so Deus
    quer dizer nem Deus sabee
    vcs vão saber
    aff da um tempo!!!!!

  7. francisco Says:

    o mundo ira acabar em 2012 se a humanidade nao mudar esse sera o nosso fim faltara agua para apagar o fogo nas matas falta comida faltara ar e nao havera defesas

  8. michelly Says:

    não vai acabar bosta nem um,vai acabar se ninguem saber cuidar,vamos colabora a terra pede socorro,e nos estamos sem faser nada de braços cruzados,a poluicão,a falta de agua,vai faser isso tudo,vamos ajudar o nosso planeta afinal é aqui que nos moramos não é?

  9. michelly Says:

    vamos preservar o meio ambiente,jogar lixo no lixo.

  10. nicole Says:

    AAAAAAFFFFFFFFF
    É claro k o mundo ñ vai acabar
    Kem foi k dss isso???

  11. Sou gay com orgulho aí Says:

    Esqueci eu me chamo Patricio

  12. Sou gay com orgulho aí Says:

    Só Deus sabe o dia k o mundo vai acabar
    Se acabar
    Né?!?
    :p

    Comentario:Flávio eu te AAMMOO MMUUIITTOO!!

  13. Vaca Says:

    MMMMMMMMMMUUUUUUUUU
    TTTTTTRRRRRRRRRAAAAAAAAANNNNNNNNNSSSSSSSSSÃÃÃÃÃÃÃOOOOO

  14. breno Says:

    ó quem foi o idiota q falou isso gente nao fica acreditando nisso nao só deus sabe q dia vai acabar o mundo varios troxa q fez até filme do mundo acabando em2012 vai tudo para o inferno mais se agente não preserva o meio ambiente ai sim o mundo vai acabar por isso agente tem q cuidar do meio ambiente eles só q ganhar dinheiro

  15. breno Says:

    kkkk tenho 12 anos moro no estado de são paulo do municipio de serrana que quiser entrar em contato me add no msn breno-erva@hotmail.com e manda esses ciÊntistas para o inferno

  16. renata Says:

    o povo ñ tem o que fazer esse troxas so querem guanhar dinheiro os proprios ciêntistas dizem ” esse coisa de calendario maia é lenda” mais temos que cuidar do nosso patrimonio pois o planeta é de tds porisso povão vamos cuidar do nosso mundo”

  17. patricia Says:

    Espero que o mundo acabe rápido já estou farta desta vida…

    Por favos deus acaba com o mundo ok???

    ah e eu tenho 11 anos porque para eu tar a diser isto muitos podem pensar que até já posso ter 50,60 anos mas nao tenho.

    tenho apenas 11 anos

  18. bruno mendes Says:

    não pode não!!e a copa de 2014?? e os jogos de 2016??já falei pra minha tia que mora no rio reservar um quarto pra mim pois vou ver as olimpíadas !!!espera um pouquinho pra 2017 e aí pode acabar com tudo !!!

  19. beatriz Says:

    eu tenho apenas 16 anos e acho que o mundo nunca vai acabar e nao precisa ficar com medo ok .

  20. juliana martins Says:

    o mundo so vai acabar se a gente nao preservar….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: