O esquentamento global

É hoje claro para todos que o aquecimento global é uma certeza, que a actividade humana é a sua causa directa e que só um esforço concertado e decidido de governos e cidadãos para diminuir esse problema, através da implementação de uma legislação que proteja o ambiente e promova comportamentos mais ecológicos pode evitar a tragédia iminente. Este tem sido o discurso oficial, apoiado pela indústria ligada ao ambiente e um dos maiores e melhores negócios do momento (acima dos 200 biliões de dólares só nos EUA), onde qualquer ex-ministro ou político atento tem ou quer ter um lugar e de preferência na administração.

Mas será assim?

Nem todos os cientistas partilham desta opinião, uma boa maioria considera que não existem dados suficientes para servir de base a tantas certezas, os próprios modelos adoptados são imprecisos, não existem meios suficientemente poderosos para registar e tratar os dados em conformidade com esses mesmos modelos.

Na base deste raciocínio está uma velha tradição que alguma parte da comunidade muito preza, nos tempos que vivemos e em face dos avanços feitos na ciência, é perfeitamente possível afirmar a absoluta certeza das conclusões a que chegamos.

No passado foram dadas certezas no campo da física, medicina, etc… que se vieram a revelar estupidamente erradas, o frenesim à volta do aquecimento global talvez merecesse mais alguma moderação.

Nota: Leiam um resumo do que 400 dos mais renomados cientistas e climatologistas escreveram ou disseram sobre o aquecimento global

Anúncios

Etiquetas:

Uma resposta to “O esquentamento global”

  1. Um blog idiota do Luís Miguel Sequeira Says:

    Sustentabilidade, não ambientalismo!

    Bjørn Lomborg é o “professor maldito”, a voz no deserto que clama contra o eco-terrorismo. Ele próprio ex-ambientalista, o Professor Lomborg largou os movimentos activistas da protecção do ambiente quando foi contratado pelo governo di…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: